Jefferson Lima em Prosa & Verso
"perceberás a maciez por baixo desta pedra... para uns tosca, para outros, preciosa "
Textos

Não Olhe para Trás

 

 

Ainda degustando o sucesso do romance O que os Quilômetros não te Contaram, Ilma Pereira nos surpreende com mais um lançamento: Não Olhe para Trás!

 

Se, anteriormente, a escritora desenvolveu um enredo sistêmico, com reviravoltas complexas e típicas das relações amorosas, aqui Ilma aposta na leveza e no espírito de aventura.

 

Toda a trama se enrola e se desenrola em Cascatinha, um vilarejo mineiro aos pés da Serra do Espinhaço, cercado por cachoeiras, pedras, verde, cavernas, grutas e mistérios. O evento que reúne os seis amigos para um 31 de outubro é o aniversário de Carol, a “bruxinha” — apelido que ela mesma se atribuiu, por motivos óbvios —, que quer celebrar seus quinze anos nesse lugar incrível com os amigos Alan, Sofia, Bruna, João Vitor e Breno.

 

Tudo transcorre conforme o planejado. O primeiro entardecer na casa — que pertence à família de Carol — é perfeito. Seus pais interagem muito bem com os amigos, e todos estão felizes. Para completar — se é que ainda faltava algo ou alguém —, surge Léo, primo de Carol, cheio de charme, lábia e boas histórias.

 

É por meio de Léo que eles embarcam na maior aventura de suas vidas. O rapaz encanta os adolescentes com as lendas do vilarejo: uma casa mal-assombrada ao lado de um cemitério assustador; trilhas que conduzem a cachoeiras deslumbrantes, incluindo a famosa pedra rala-bunda, que promete a maior diversão. Mas as trilhas também conduzem a uma certa caverna onde, dizem, ninguém que entrou conseguiu sair. Tudo isso aguça a curiosidade dos seis amigos que, premeditados ou não, se lançam na exploração da região — não sem antes passarem pela Dona Maria Benzedeira, personagem igualmente fundamental na trama.

 

Neste livro, Ilma parece ter buscado dentro de si a adolescente que um dia se encantou com as aventuras da Série Vaga-lume, tão presente nas escolas de algumas décadas atrás. Minha suspeita nasce do que aconteceu comigo, ao me permitir embarcar nessa aventura ao lado desse grupo de jovens inconsequentes: imediatamente me vieram à memória os livros daquela série deliciosa, que tanto contribuíram para que eu me tornasse leitor para além das carteiras escolares.

 

A autora, que durante muitos anos se dedicou à docência, agora, como escritora empenhada na formação de leitores, acerta em cheio na proposta da obra. É um livro que merece entrar nas escolas, ocupar espaço nas bibliotecas e ser tema de discussões nas salas de aula.

 

E pensando nos adolescentes, tão conectados às novas tecnologias, a obra incorpora, ao longo da narrativa, diversos QR Codes. Assim, o leitor pode manter o celular por perto e interagir com a história, acessando fotos e vídeos dos locais reais que inspiraram o cenário da aventura dos personagens.

 

É nesse ponto que o livro assume outro papel de grande relevância: além de formar leitores, também estimula o surgimento de viajantes e de cidadãos conscientes, despertando o interesse pela valorização e preservação da natureza.

 

Mas não é apenas pela junção entre leitura e tecnologia que a obra conquista seus leitores. A história traz também romance, reflexões, segredos, conflitos, reconciliações e, claro, um mistério a ser desvendado.

 

“Olharam-se, encabulados com o que estava nascendo entre eles, esquecidos, por um momento, de todo o terror que os rodeava. Mas sentiram-se reconfortados, buscando no outro completar sua coragem. Coragem da qual precisariam para enfrentar os desafios do dia que nascia...” (p. 120)

 

E aí, deu vontade de ler?

 

 

Título da Obra: Não Olhe para Trás
Autor: Ilma Pereira
Editora Literíssima, 2025
ISBN: 978-65-5079-490-3

Nº de páginas: 136
Foto do livro para a resenha: Jefferson Lima

Jefferson Lima
Enviado por Jefferson Lima em 19/06/2025
Alterado em 20/06/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras