Se for poesia...
venha, pois pior que estar só é estar ausente de ti.
Textos
Escritor monlevadense lança livro de poesias
#poesia #cultura #joãomonlevade
 
Uma obra que coroa vinte anos de dedicação às letras. Da leitura na infância, passando pelos primeiros versos na juventude, a estrada foi longa.
“Se for poesia…” é o primeiro livro solo do escritor e artista plástico Jefferson Lima, 40. Natural de João Monlevade, atualmente ele mora com a família em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde trabalha na Magnesita, empresa da área de mineração e refratários.

“Vim juntando textos ao longo desse tempo e fiz agora uma compilação dos melhores textos para realizar um sonho que é publicar esse livro”, conta o escritor.

Lima é membro da Academia Luziense de Letras. O livro será lançado naquela cidade em evento da academia em setembro.

O livro, da editora Delicatta, tem 69 poemas, de assuntos diversos, distribuídos em 120 páginas.

Finalista do 2º Prêmio Sesi de Literatura promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) em 2015, o autor fala de suas inspirações, do processo de elaboração do livro e da repercussão de sua primeira obra.

Contrate um Jornalista – Como foi o processo de elaboração do livro?
Jefferson Lima – Esse processo durou dez meses, começou em setembro do ano passado. Fui juntando os textos, avaliando quais os textos deveriam entrar no repertório do livro, veio a revisão dos textos, foram três meses nessa parte. Depois veio a diagramação e a impressão na editora Delicatta, de São Paulo.

Contrate um Jornalista – Quais são as suas inspirações?
Jefferson Lima – A inspiração vem de olhar o cotidiano, das inspirações, as observações que a gente vai fazendo. De um amor que você está vivendo, de alguma frustração que você tem, das saudades que vem na memória, dessas coisas. As vezes a inspiração vem de madrugada e vira poesia.

Contrate um Jornalista – Como a poesia entrou na sua vida?
Jefferson Lima – A poesia entrou na minha vida nas aulas de Literatura na infância, fui me apaixonando e passei a ler muito Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado.
Minha professora de literatura na época, Ione Paiva, que deu aula por muitos anos aqui em Monlevade, foi quem me fez apaixonar mesmo pela poesia e me deu a honra de assinar o prefácio do livro.
Um livro muito antigo, “O Menino Azul”, de Cecília Meirelles, me marcou muito, quando era criança tinha esse livro lá em casa. Essas coisas parece que ficam adormecidas, da literatura infantil, a criança começa a ler e acha que isso vai morrer, mas, lá na frente isso brota, retorna. É uma semente que deu fruto.

Contrate um Jornalista – Como você concilia a rotina de trabalho na Magnesita com o hobby da escrita?
Jefferson Lima – Nas madrugadas, nos momentos de insônia, nos finais de semana, assim que concilio essas duas atividades. Durante a semana minha rotina é de trabalho na empresa e nas horas vagas vem um insight, paro, anoto depois, e assim vou levando.

Contrate um Jornalista – Como tem sido a repercussão do seu primeiro livro?
Jefferson Lima – Tem sido muito boa, até surpreendente, por ser o primeiro livro de um poeta desconhecido e independente. Estou divulgando mais entre amigos, um trabalho boca a boca. Já doei alguns exemplares do livro para a biblioteca comunitária de Santa Luzia, onde eu moro, o pessoal me atendeu com muito carinho, foi muito legal. Estou aí espalhando poesia.

Contrate um Jornalista – Você planeja lançar mais livros?
Jefferson Lima – Primeiro eu tenho que ver se vou ter coragem de fazer a segunda edição desse. Depois, talvez, eu faça sim, um novo livro, vou ver se consigo juntar repertório daqui para frente, se a inspiração continuar brotando, vem mais coisa por aí.

 
Foto: Ulisses Nascimento / Blog Contrate um Jornalista 
IMG_6158 --.jpg
O escritor monlevadense Jefferson Lima e seu primeiro livro “Se for poesia…”, da Editora Delicatta. Obra é resultado de vinte anos dedicados à literatura

Entrevista publicada em 02 de agosto de 2017 em 
https://contrateumjornalista.wordpress.com/2017/08/02/escritor-monlevadense-lanca-livro-de-poesias/
Jefferson Lima
Enviado por Jefferson Lima em 01/04/2020
Alterado em 01/04/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras