Se for poesia...
venha, pois pior que estar só é estar ausente de ti.
CapaCapa
TextosTextos
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Textos


Conscientização ambiental e as ações individuais
 
1. Vejo com bons olhos a recente preocupação de vocês em salvar a Floresta Amazônica. Mas não tenho certeza da convicção que vocês trazem em suas almas.
2. 
Três décadas atrás era ensinado aos alunos do ensino fundamental que no Amazonas estava o pulmão do mundo. Pena que hoje não se ouve mais esta verdade!
3. 
Dentre os vários bolsões de vida espalhados pelo planeta, é inegável a abundância de vossas terras e de vossas reservas hídricas.
4. 
Não é possível compactuar com alguém que ignore as questões ambientais, ainda que este seja um Chefe de Estado.
5. 
A sobrevivência no Planeta Terra transcende as discussões políticas e as barreiras ideológicas.
6. 
Da mesma forma, falta coerência aos cidadãos que aproveitam das queimadas para fazer críticas vazias a quem quer que seja. A mudança está dentro de cada um.
7. 
Além de denunciar, é imprescindível desenvolver uma conscientização pessoal para as ações da vida prática cotidiana.
8. 
A quantidade de seres humanos e animais usufruindo dos recursos naturais ultrapassa - e muito - os limites primários de sustentabilidade. Isto não é ficção.
9. 
Os homens se multiplicaram além da conta e, como forma de subsistência, passaram a manipular os recursos naturais, tanto através da agropecuária, como também através de muitas intervenções nos cursos das águas e ao manejo das matas e faunas nativas.
10. 
O uso indiscriminado da engenharia genética, o desenvolvimento de agrotóxicos cada vez mais potentes, a mineração indiscriminada das rochas e o uso incessante de combustíveis fósseis cobram o seu preço. Seja no curto prazo, aos diretamente envolvidos em tais atividades, seja a longo prazo, pela escassez dos recursos vitais de boa qualidade.
11. 
Para o seu conforto, os seres racionais ainda extraem da natureza, com altos recursos tecnológicos, as matérias-primas para fabricação dos seus bens de consumo.
12. 
Qualquer intervenção humana causa desequilíbrio no clima e um déficit na taxa de renovação dos recursos, sejam eles vegetais, animais ou minerais. Não há como evitar as consequências!
13. 
O que vocês têm feito para reduzir a produção do lixo doméstico? O que sabem sobre as várias oportunidades de reciclagem, reprocessamento e reutilização?
14. 
Como tratam a questão do esgoto? Como agem diante dos córregos, rios e cachoeiras?
15. 
Que destinação é dada aos teus pequenos resíduos quando vocês transitam pelas ruas ou rodovias?
16. 
Como bem cantou um dos meus profetas, na bela canção "Man in the Mirror", se vejam diante de um espelho e cada um comece em si mesmo a mudança necessária.
17. 
Que haja voz crítica, que as denúncias sejam feitas com clareza, que a política ambiental seja um critério de peso na escolha dos governantes, mas que cada um possa desenvolver ações no seu mundo de todo dia.
18. 
É a sua conduta que respalda e dá credibilidade ao tom da sua denúncia.
19. 
Que tal começar a salvar o planeta através da sua casa?
20. 
Faça isto! Então abra a boca e denuncie os governantes irresponsáveis, os empresários inescrupulosos e os aproveitadores que vendem até a alma por alguns cifrões.
21. 
Que haja revolta, protestos e boicotes sinceros.
22. 
Não se acovardem. Tenham posição. Lembrem-se: aos mornos, o vômito.


(Imagem: Google)
Jefferson Lima
Enviado por Jefferson Lima em 03/09/2019
Alterado em 03/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras